GESTÃO PARTICIPATIVA

A Gestão Participativa é, acima de tudo, uma forma de integrar toda a empresa às metas de crescimento. É uma maneira eficaz de promover o engajamento das equipes ao propósitos da Missão e da Visão da organização e proporcionar o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Partilhando a gestão, partilham-se méritos e responsabilidades. Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas. O ser humano, hoje, é totalmente determinante, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e produtividade das organizações.

 

 

 

A Gestão Participativa cria estruturas descentralizadas, em que relacionamento cooperativo passa a ser uma ferramenta essencial para superar os conflitos internos nos processos produtivos e nas mudanças nas relações do trabalho. A consciência individual e coletiva exige de seus gestores e demais colaboradores, uma visão global, isto é, saber o que sua tarefa significa na totalidade organizacional. Entre os inúmeros índices que medem a satisfação dos colaboradores, a sensação de contribuir com o crescimento da empresa está sempre entre os itens mais citados.

 

Metodologia: 

 

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  • Criação de espaço de respeito e confiança para que todos se sintam à vontade;

  • Estimulo à escuta plena e ao uso assertivo da comunicação;

  • Mapeamento mental das atividades das equipes;

  • Desenho de fluxos de atividades que correspondam às expectativas do grupo em relação ao processo;

  • Mediação de conflitos;

  • Facilitação de processos entre as equipes;

  • Desenvolvimento da autogestão e da autorresponsabilidade;

  • Feedback de desenvolvimento;

  • Plano de desenvolvimento profissional.