Gestão Participativa
A Gestão Participativa é, acima de tudo, uma forma de integrar toda a empresa às metas de crescimento. É uma maneira eficaz de promover o engajamento das equipes ao propósitos da Missão e da Visão da organização e proporcionar o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Partilhando a gestão, partilham-se méritos e responsabilidades. Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas.
O ser humano, hoje, é totalmente determinante, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e produtividade das organizações.
A Gestão Participativa cria estruturas descentralizadas, em que relacionamento cooperativo passa a ser uma ferramenta essencial para superar os conflitos internos nos processos produtivos e nas mudanças nas relações do trabalho. A consciência individual e coletiva exige de seus gestores e demais colaboradores, uma visão global, isto é, saber o que sua tarefa significa na totalidade organizacional. Entre os inúmeros índices que medem a satisfação dos colaboradores, a sensação de contribuir com o crescimento da empresa está sempre entre os itens mais citados.
Metodologia
-
Criação de espaço de respeito e confiança para que todos se sintam à vontade;
-
Estimulo à escuta plena e ao uso assertivo da comunicação;
-
Mapeamento mental das atividades das equipes;
-
Desenho de fluxos de atividades que correspondam às expectativas do grupo em relação ao processo;
-
Mediação de conflitos;
-
Facilitação de processos entre as equipes;
-
Desenvolvimento da autogestão e da autorresponsabilidade;
-
Feedback de desenvolvimento;
-
Plano de desenvolvimento profissional.